sexta-feira, 25 de março de 2011

Shakira (?)


Shakira, depois de anos, finalmente colocou seus pés no Brasil outra vez. Afirmo, logo de cara, que ela é e sempre será minha cantora, artista, performista e dançarina favorita no mundo, e nenhuma outra jamais a substituirá no meu pódio. Porém, se eu a tivesse conhecido nos dias de hoje, não sei se seria bem assim.
Comecei a ouvir Shakira na época do Laundry Service. Que álbum divino! Letras maravilhosas, melodias encantadoras. A própria Whenever, Wherever parecia ser ofuscada por canções como Underneath Your Clothes e The One. E quando saiu o DVD, nossa, a paixão por essa colombiana triplicou. O melhor show que já havia visto. Cenários e roupas lindas, performances maravilhosas, a presença de quase todas as musicas do CD na setlist, a performance de antigos e consagrados sucessos. O show perfeito. Sem erros. Viciante.

Anos se passam e surge o Oral Fixation e também sua versão latina. O nome do CD já chamava atenção. É tempo da famosa Hips Don’t Lie e de um estouro nas paradas. Porém, as outras músicas não deixavam a desejar em nada. Composições firmes, ideológicas, emocionantes. Um álbum arrepiante. Entretanto, vem a tour e uma decepção começa a surgir: quase nenhuma das músicas daqueles CDs foram cantadas por ela. Só deu pra ver e ouvir How do you do? uma vez, e no Rock in Rio. Your Embrace, Dreams for Plans, Timor ... nada. Pra quê gravar um CD incrível e não nos deliciar com suas versões ao vivo? Mesmo assim, ainda era Shakira, num show simples, cheio de musicalidade e simpatia.

She Wolf chega às lojas e fico assustado. Ouvi sim, é claro. Também o comprei. No entanto, não enxergava naquelas canções a mesma Shakira. Ela mudou, sim. Mas por quê? Para atingir um público maior? Em minha opinião, isso não deve acontecer quando mudar significa deixar alguns fãs para trás. E não chamo essa mudança de evolução, uma vez que tudo em suas músicas decaiu: letras, melodias, voz. Até mesmo os clipes.

Sale El Sol veio como um pedido de desculpas. A faixa título é maravilhosa, digna de Shakira. As músicas com ritmo latino também cumprem sua parte, assim como as maravilhosas Antes de Las Seis e Lo que Más. Um álbum divino. O erro? A tour que começa. Sale El Sol Tour, que leva o nome do ultimo CD, de Sale El Sol não tem nada. Uma revisita às antigas turnês, performances muito semelhantes, setlist totalmente deficiente. Poxa, custava acrescentar mais musicas do novo disco? A maioria nem tem 3 minutos! Fiquei triste e muito triste. Outro dia comprei um DVD da Kylie e ela canta e dança 28 músicas inteiras! Beyoncé faz um mega show cheio de todos os seus sucessos, sem deixar de fora as musicas novas. Poxa, Shakira! Você também tem fãs que te amam! E suas musicas são maravilhosas. Tudo o que queremos é um pouco mais de consideração e um pouco mais de você. 16 músicas num show? Você é capaz de muito mais e nós estamos doidos para ver isso. Infelizmente, não é com muitas esperanças que vou ao Rock in Rio. Porém, senhorita do rebolado perfeito, só de te ver naquele palco, já serei o blogueiro mais feliz do mundo!



4 comentários:

  1. Concordo plenamente. Ela sempre foi uma artista muito completa, mas parece estar um pouco perdida com seus proprios conceitos.

    ResponderExcluir
  2. Ainda assim, continuo adorando ela!
    Waka Waka eh eh !

    ResponderExcluir
  3. lembro de quando era criança, os clips dela passando num programa que nem lembro mais o nome. eu adorava !
    Mas ainda sim gosto dela.

    ResponderExcluir
  4. Shakira tem musicas muito boas, mesmo hoje em dia!
    Ela é fantástica. Tbm qeria poder ir ao Rock in Rio.

    ResponderExcluir